É possível alugar bicicletas em Cuba por cerca de 75 CUP por hora ou 375 CUP por dia. Encontrará opções para alugar bicicletas sem dificuldades, nas principais localidades do país.
Viajar de bicicleta é uma grande opção para percorrer Cuba. A ilha conta com vias próprias ou mistas e os motoristas estão acostumados a partilhar as faixas de rodagem.
Em Cuba há lojas especializadas em ciclismo e embora possa haver dificuldades na hora de achar peças de substituição (é aconselhável levar as peças mais importantes) não encontrará problemas para reparar a bicicleta, pois os cubanos são mestres em reparações improvisadas fabricando as próprias peças. Além disso, em todas as povoações existem "poncheros" que reparam furos e enchem rodas.
Conseguir um capacete pode ser um pouco mais difícil (exceto nos hotéis mais luxuosos), por isso é aconselhável levá-lo antes de viajar.
Encontrará “parqueos" (estacionamento) reservado para bicicletas nos pontos onde se costumam juntar mais pessoas (hipermercados, estações, centro da cidade, praias, etc.), podendo estacionar por 25 CUP .
Todas as estradas no país têm uma berma de pelo menos 1 metro de largura, onde pode circular de bicicleta.
Não é aconselhável andar à noite, porque que tem pouca iluminação e pode ser perigoso. Se mesmo assim quiser andar de bicicleta à noite, é aconselhável que traga luzes.
Os comboios/trens com carruagens de bagagem admitem bicicletas por cerca de 250 CUP por cada sentido. Os autocarros Viazul também admitem nos seus trajetos.
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes