Na costa norte da província de Villa Clara encontramos centenas de pequenos e maravilhosos ilhéus paradisíacos, conhecidos no seu conjunto como Cayerías del Norte. É como um labirinto no qual o mar e a terra formam um tecido de canais e ilhotes. Estes ilhotes formam uma ótima atração turística de Cuba e possuem vários resorts, situados sobretudo nos 3 maiores ilhéus: Cayo Las Brujas, Cayo Ensenachos e Cayo Santa María.
As áreas mais importantes estão ligadas por um impressionante viaduto chamado El Pedraplén, que cruza a Baía de Buenavista desde Caibarién, passando por 45 pontes na sua rota. Estas pontes foram adicionadas por volta de 1990 para permitir a mudança de águas das marés, depois de um estudo sobre um antigo pedraplén em Cayo Coco, que revelara danos ambientais.
O desenvolvimento turístico destes ilhéus foi gerido com prudência, protegendo mais de 200 espécies de flora e incorporando partes da Buenavista declaradas Reserva de Biosfera pela UNESCO. O governo cubano delimitou sabiamente áreas importantes, como reservas protegidas de fauna e flora. Tudo isso permitiu que as Cayerias del Norte preservassem o caráter puro de suas belas praias.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes