O Paseo de Martí (Passeio de Martí), anteriormente conhecido como Paseo del Prado, é uma grande avenida localizada no Centro Habana, que tem mais de 200 anos de história e que foi há muito tempo a avenida mais importante e bonita de Havana. Hoje em dia, continua a ser um lugar atrativo para turistas e muito popular para todos os cubanos.
O Paseo de Martí está muito perto de Habana Vieja e estende-se desde a bela Fuente de La India e do Parque de la Fraternidad, até ao Malecón de Havana.
Esta foi a 1ª avenida localizada fora das antigas muralhas da cidade. A construção, ordenada pelo Marqués de La Torre, começou em 1772 e terminou na década de 1830 durante o mandato de Miguel Tacón. O propósito inicial era criar um grande passeio como nas cidades de Paris ou Barcelona (de facto, o Paseo del Prado em Havana foi inspirado por Las Ramblas em Barcelona).
Nesta avenida são exibidas 8 estátuas em bronze, em forma de Leão, que simulam que estão a observar o passeio. Essas esculturas foram adicionadas em 1928.
O passeio tem cerca de 2 km de extensão e está dividido em 4 secções perfeitamente definidas: Passeio e Parque Central, onde está a 1ª escultura de José Martí e Esquina Caliente, local onde os moradores de Havana discutem sobre Baseball; Explanada del Capitolio (Passeio do Capitólio) e Parque de la Fraternidad (Parque da Fraternidade), repleto de bustos de líderes americanos e latino-americanos.
Aqui disso, pode ver sítios e edifícios excecionais, como o Palacio de los Matrimonios (Palácio dos Matrimónios), no nº302 -, o moderno Teatro Fausto (na esquina da Calle Colón), a neoclássica Escuela Nacional de Ballet (na esquina com Trocadero) ou a famosa Escuela do Ballet de Alicia Alonso.
Paseo Martí, Centro Habana, Havana - Cuba.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes