Camagüey também conhecida como a ciudad de los tinajos de arcilla (cidade das vasilhas de argila), é a 3ª maior cidade da ilha de Cuba, encontra-se entre Ciego de Ávila e Las Tunas.
Camagüey caracteriza-se pela configuração urbana única. As labirínticas ruas, fazem lembrar mais uma medina marroquina do que as ruas quadradas da zona. Segundo a lenda, o motivo das sinuosas ruas bem como dos estreitos e escondidos becos, é a solução encontrada para combater contra os piratas que atacavam a cidade. Esta peculiar configuração, foi desenvolvida para confundir os invasores e proteger os residentes.
Foi fundada a 1514, como Santa María del Puerto Principe. A cidade mudou várias vezes, devido a rebeliões sangrentas até 1528 no qual se estabeleceu no local atual. Em 1903, começou a chamar-se Camagüey. A sua economia cresceu durante o século XVII, graças à produção açucareira e criação de gado. Por causa da escassez de água, os habitantes de Camagüey - conhecidos como agramontinos, devido à guerrilha aqui nascida - tiveram que construir vasilhas de barro para recolher água da chuva. Além do combatente independentista - Ignacio Agramonte -, a cidade também teve personalidades como o poeta Nicolás Guillén ou o Dr. Carlos J. Finlay, que descobriram as causas da febre amarela.
Um coisa é clara sobre Camagüey, o facto de ter uma alma católica que falta no resto do país. Por isso, nas ruas estreitas, descobrimos uma cidade de igrejas barrocas e altares dourados que não pode deixar de visitar. Algumas delas são: a Catedral de Nuestra Señora de la Candelaria, construída com o dinheiro arrecadado durante a visita do Papa João Paulo II em 1998; e a Iglesia de Nuestra Señora de la Merced, a mais impressionante igreja colonial de Camagüey.
O visitante não só pode encontrar edifícios religiosos mas também lugares de cultura como o Museo de San Juan de Dios, localizado num antigo hospital, que nos refresca a história de Camagüey. Durante a visita à cidade, não pode esquecer as belas praças e parques onde desfrutar um agradável passeio enquanto vê: monumentos históricos, a Plaza del Carmen ou o Parque Ignacio Agramonte. Nem pode deixar de ver as belas ruas e descobrir o charme dos recantos escondidos.
Mapa Interativo:
O Turismo em Cuba é uma organização de agências cubanas cujos objetivos são:
Se você é uma agência de viagens ou uma operadora de turismo e está procurando ajuda para criar viagens a Cuba, confie em nossas mãos experientes